Alimentos termogênicos: uma boa opção!!

Termogênicos são alimentos que demandam mais energia para serem digeridos. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, consequentemente, maior o gasto de calorias. Esses alimentos podem ser incluídos nas refeições diárias e farão com que o seu corpo queime, no mínimo, 10% a mais de calorias.
Mas, não pense que poderá abusar da alimentação e recorrer aos termogênicos. O resultado só aparecerá se o consumo desses produtos for aliado a uma alimentação saudável e à prática regular de atividades físicas.
Quer investir nessa tática? Então conheça alguns alimentos termogênicos e a quantidade diária necessária:

  • Água gelada:Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
  • Pimenta vermelha: Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Para conseguir o efeito, recomenda-se ingerir de 3 a 4g por dia.
  • Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru,  forma de suco ou chá. Consuma um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia.
  • Ômega 3:Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.
  • Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue. Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. Tomar uma xícara do chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições.
  • Chá de hibisco:Tem efeito diurético, que desincha o organismo, combate problemas respiratórios e ainda acelera o metabolismo. Tome 1 colher (sopa) para 1 litro de água. Beba entre as refeições.
  • Vinagre de maçã: Tome uma colher (chá), diluída em meio copo de água, duas vezes ao dia.
Outras dicas:
  1. Faça de cinco a seis pequenas refeições diárias, para que o seu organismo não se sinta ameaçado e estoque energia em forma de gordura.
  2. Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos, assim você se sentirá saciado mais rápido e comer menos.
  3. Dê preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.

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