AlimentaçãoX bronzeamento X proteção da pele

Para a pele ficar com um bronzeado bonito é preciso que nosso corpo tenha alguns nutrientes. Alimentos ricos em proteína (como carnes, ovos, leites)são ricos em tirosina uma proteína essencial à formação da melanina que junto com a exposição ao sol dá coloração a pele. Assim como os alimentos ricos em carotenoides que aceleram o processo de bronzeamento.

É importante auxiliar o consumo de proteínas e carotenoides com antioxidantes que diminuem os efeitos nocivos do sol.

A vitamina C, E e o betacaroteno são antioxidantes bem conhecidos, mas os flavonóides, presentes nos chás verdes e preto, maçãs, couve, cebolas, derivados da soja, salsa, berinjela e pimenta, parecem ter uma capacidade ainda maior neste domínio. O efeito dos antioxidantes é maior quando são consumidos em associação uns com os outros. Por isso, certifique-se de que combina os flavonóides com vitaminas C, E e do complexo B, e minerais como o zinco, ferro, cobre e selénio
Onde encontrar os carotenoides? Em alimentos de coloração vermelha, amarela, roxa e vermelha.

O Betacaroteno pigmento vegeta amarelo e laranja é convertido pelo organismo em vitamina A ou retinol (a forma ativa da vitamina A) que estimula a produção de melanina. Tem um papel fundamental na visão, contraria os efeitos do envelhecimento celular e tem um efeito positivo nas doenças cardiovasculares. Pode ser encontrado  na cenoura, damasco seco, polpa de tomate, batata-doce, nêspera, melão, couve-galega, repolho, papaia, kiwi, agrião, espargos, espinafres, nabos, brócolos.
O Licopeno é responsável pela cor vermelha do tomate, o licopeno aumenta a capacidade de resistência aos raios ultravioletas e reduz as probabilidades de contrair cancro da próstata, estômago, pulmão e colo do útero.
Onde se encontra: está presente no tomate fresco mas precisa de ser cozido ( de preferência em panela de pressão) para que fique ativo e possa ser utilizado pelo nosso corpo.

Luteína protege a pele e os olhos das radiações solares.
Onde se encontra: nas verduras de cor verde e verde-escura, como os espinafres, couves-de-Bruxelas, algas, ervilhas e alface

Junto com esses licopenos o nosso corpo precisa de antioxidantes para equilibrar o seu funcionamento e diminuir os efeitos nocivos do sol. Alguns deles são

Vitamina C que favorece a formação de novo tecido cutâneo e protege a pele dos radicais livres, evitando o seu envelhecimento prematuro. É vital para a produção de colágeno e tem uma função importante na cicatrização de feridas e queimaduras.
Onde se encontra: couves-de-Bruxelas, morangos, pimentos, espinafres, pêssegos, salsa, couves, nabiças, brócolis, agrião, morangos.

Vitaminas do complexo B
Porque fazem bem: essenciais na manutenção do metabolismo das células, estas vitaminas ajudam a manter a saúde da pele, do cabelo e das unhas.
Onde se encontram: pão e cereais integrais, carne, leite, ovos e verduras verde escuras.

Vitamina E combate os radicais livres, fortalece as paredes dos capilares e previne os danos causados pelo excesso de exposição solar.
Onde se encontra: soja, gérmen de trigo óleos vegetais, frutos secos, abacate.

Zinco : contribui para a renovação da pele. Onde se encontra: frutos do mar, ostras, aves e cereais, nozes.

Selênio: associado à vitamina E, é um poderoso antioxidante que ajuda a manter a elasticidade dos tecidos e a compensar os danos causados pelo sol.
Onde se encontra: gérmen de trigo, cereais integrais, peixe, levedura de cerveja e nozes

É importante lembrar que a exposição ao sol deve ser feita as nove da manhã e após as quatro da tarde e sempre com uso de protetores solares.

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