Mais um pouco sobre ômega três e gestação

   
  Todas as gestantes e mulheres que estão amamentando devem consumir, no mínimo, 200mg de DHA (ácido docosahexaenóico)/dia. Segundo consenso elaborado pela Comissão Européia de Pesquisa para Recomendações Lipídicas, em 2007, este é um ácido graxo essencial do tipo ômega-3..Esta quantidade garante o depósito adequado de DHA no cérebro e em tecidos do recém-nascido durante os períodos críticos de desenvolvimento.

Mulheres conseguem atingir a recomendação desse ácido graxo consumindo duas porções de peixes por semana, como sardinha, salmão, atum, cavala e truta, que são peixes com altos teores desse ácido graxo. Segundo a FDA (Food and Drug Administration), as gestantes e nutrizes devem evitar outras espécies de peixes, como o peixe-espada, o tubarão, o arenque e o cação, pois estes peixes vivem em regiões mais profundas e podem conter quantidades significantes de metais pesados, como o mercúrio.

O DHA é importante para o desenvolvimento do cérebro e olhos, especialmente durante a gestação e infância. Estudos mostram que crianças com níveis de DHA sanguíneos mais elevados conseguem uma pontuação melhor em testes que medem as funções cerebral (ou função cognitiva) e visual.

Para quem não consome peixe, a suplementação de DHA pode ser feita com óleos de peixe ou de alga. Este último é uma opção para os vegetarianos e pode ser adicionado às comidas e fórmulas infantis. A linhaça também é uma importante fonte do ácido graxo ômega-3.

 
  Bibliografia (s)

American Dietetic Association. Nutrition fact sheet – DHA: a good fat. Disponível em: http://www.eatright.org/ada/files/Martek_Fact_Sheet.pdf. Acessado em: 15/09/2009.

Visentainer JV, Saldanha T, Bragagnolo N, Franco MRB. Relação entre teores de colesterol em filés de tilápias e níveis de óleo de linhaça na ração. Ciênc Tecnol Aliment. 2005; 25(2):310-4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n2/25030.pdf. Acessado em: 16/09/2009.

Iglesias JC. Sabor e Saber. Os cinco sentidos da alimentação. São Paulo: Singular, 2007. 338p.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s